Naira Ciotti discute aspectos da arte e do corpo aliados às novas tecnologias

Na última quarta-feira (26), as relações entre corpo, imagem e mídias foram discutidas na segunda noite da XX Semana de Comunicação da Universidade Federal do Ceará. A mesa trouxe o tema Corpo, Imagem e Novas Tecnologias e discutiu as questões ligadas à performance como uma prática que transita entre arte e ciência. O debate foi coordenado pelo professor Wellignton Júnior, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os professores Cesas Baio e Walmeri Ribeiro, ambos da UFC, apresentaram, em conjunto, uma reflexão sobre uma instalação com vídeo chamada Sophie, que serviu de base para reflexões em torno da representação. O trabalho foi montado em um vagão de trem e estimulava percepções e impressões sensoriais entre as imagens do vídeo e os espectadores.

Reflexão conceitual sobre performance
A mesa também foi composta pela professora e performer Naira Ciotti, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Naira, que pesquisa as questões pedagógicas da performance, apresentou trabalhos e eventos realizados em diferentes lugares do Brasil sob a perspectiva conceitual da arte e do corpo.

A professora visitante trouxe questões e exemplos que traziam à tona as maneiras como o corpo e sujeito dialogam na materialização dos sentidos. Outro ponto tocado foi a questão da representação e da empatia nas formas poéticas e como estas se comportam dentro das performances. Além disso, Naira esboçou um panorama teórico geral sobre o temae trouxe exemplos de performers no País.

Por Lara Vasconcelos (5J) e João Victor Cavalcante (5J)

Deixe um comentário

Arquivado em Notícia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s