O tema Democracia na Internet encerra a XX Semana de Comunicação

A mesa-redonda Informação, Internet e Democracia encerrou as atividades da XX Semana de Comunicação. O debate, mediado pela jornalista Alicianne Gonçalves, contou com a presença dos pesquisadores Alexandre Mourão e Henrique Antoun que abordaram o uso da internet nos movimentos sociais e a importância dos softwares livres para a democratização desse meio.

Mourão iniciou a mesa com um vídeo independente produzido na Espanha, no qual eram representadas manifestações sociais. A produção foi utilizada como mote para dar início à discussão sobre a importância da internet para promover a democracia. Embora esse meio tenha transformado as formas de protestos, o pesquisador defende que os movimentos sociais devem agir também nas ruas.

Outro ponto destacado por Mourão foram os exemplos de censura que muitos movimentos sociais vem sofrendo por grandes sites, redes sociais e provedores de internet. O pesquisador denunciou a censura, feita por provedores como a Claro, ao site do movimento a que pertence, o Centro de Mídia Independente (CMI). Os casos ocorridos na Primavera Árabe e, mais recentemente, em Londres também foram citados.

Para Henrique Antoun, a ascensão da internet permitiu uma melhor participação da sociedade no campo da Comunicação, favorecendo a conquista da democracia. Contudo, ele discorre em defesa dos Movimentos Sociais no Ciberespaço, como a construção de Softwares Livres. Antoun argumentou, em seu discurso, que os sites e redes sociais das grandes corporações não vão trazer uma democracia de fato. Pois, por mais que os usuários não percebam, as ações de movimentos sociais nesses espaços serão sempre limitadas e controladas, ao contrário do ciberespaço que é construído pelos próprios movimentos, pois estes, em suas engenharias, permitem um uso livre, proporcionando uma repartição do poder.

A mesa foi mediada pela jornalista Alicianne Gonçalves, cujo tema de pesquisa é Comunicação governamental e relações étnico-raciais. A jornalista acredita que a internet é um meio democrático, mas precisa ser pensada de forma diferente para proporcionar os benefícios esperados. “Se a sociedade não entender a internet como uma ferramenta importante para pensar democraticamente, agir democraticamente, ela não vai servir de muita coisa” disse.

Confira no vídeo abaixo, entrevista com os participantes da mesa.

Por Aline Lima (5J) e Fernando Benevides (5J)

2 Comentários

Arquivado em Notícia

2 Respostas para “O tema Democracia na Internet encerra a XX Semana de Comunicação

  1. amanda

    Os certificados já estão prontos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s